Google Analytics

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Coluna de Junho - Revista Marketing

Humanização da Sociedade

A interdependência global está sendo exposta como a base da nova constituição do Planeta Terra.


Dalai Lama posiciona que os acontecimentos surgem dependendo de uma complexa rede de causas e condições relacionadas entre si, causas e efeitos. Desta maneira nenhum acontecimento pode vir a existir ou permanecer existindo por si só. A interdependência pode ser compreendida em termos da mútua dependência que existe entre as partes e o todo.

Com o crescimento populacional mundial e a distância que separa os mais pobres dos mais ricos no Brasil um estudo de 2008 do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) estimou que as famílias com renda de até dois salários mínimos comprometeram 53,9% do total ganho com pagamento de impostos. Em 2004, essas famílias gastavam 48,8%. Um salto de quase cinco pontos porcentuais em apenas quatro anos. Já para as famílias mais ricas, o peso dos tributos sobre a renda cresceu menos. Subiu no período de 26,3% para 29%.

O fato de estarmos na 70ª posição em um ranking de 179 nações e territórios em desenvolvimento humano, só vem provar que cada vez mais dependemos uns dos outros, pois o fator mais relevante para a melhoria do país foi o avanço no índice relativo à taxa de alfabetização. Que bom!


Precisaremos de uma sociedade mais humanizada e educada para enfrentar todos os acontecimentos que estamos vendo: poder político e econômico, guerras, catástrofes, perda de valores - sente-se que a interdependência deve envolver a participação consciente de toda a sociedade, nos problemas e nas soluções. Quem é responsável em preparar a sociedade para a vida mais participativa?

Todos nós somos responsáveis pela saúde de nosso planeta.

Este processo é muito lento, pois a consciência depende de informação focada que gere conhecimento e, este, promova desenvolvimento sustentável nas diversas causas.



Para continuar a ler a coluna, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário